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21/09/22 2 min de leitura Informativos

A difícil arte da definição dos Atributos no Catálogo de Produtos

Os Atributos são informações adicionais e detalhadas das mercadorias, que deverão ser oferecidas pelos operadores de comércio exterior nos Módulos Catálogo de Produtos, Duimp e LPCO, visando uma melhor identificação e descrição das mercadorias importadas. 

Sua concepção teve como uma de suas metas a substituição da Nomenclaturas de Valoração Aduaneira e Estatística (NVE), os Destaques e os campos de descrição que constam nos formulários de licenciamento. No entanto, os atributos passaram a ser mais uma obrigação e não a substituição conforme previsão inicial.

Pois bem, a título de explicação da complexidade adicional, utilizaremos o código NCM 1201.10.00 (soja para semeadura).

Para fins de NVE é preciso informar:

a) AA – Coloração: Temos 6 opções

b) AB – Tipo: Temos 3 opções

c) AC – Acondicionamento: Temos 2 opções

Para fins de LI (licença de importação), temos 5 opções.

Agora, quando tratamos dos atributos, que deverão ser informados no catálogo de produtos, além das informações acima, temos, também, que apresentar as informações abaixo:

a) Finalidade: Temos 9 opções

b) Forma de Apresentação: Temos 6 opções

c) Possui número de lote?: Texto livre

d) Uso proposto: Temos 34 opções

Conforme se observa, o trabalho de coleta de informações aumentou, e muito e, aumentando o número de informações, aumenta-se, também, na mesma proporção a possibilidade de erro.

Isso tudo, apenas para uma semente de soja para semeadura (sementeira).

Desta forma, os profissionais do Grupo Assist, utilizando-se da tecnologia da plataforma Classist, poderão auxiliar na condução dos trabalhos.

Daniel Pereira
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